quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Blog editado por Deborah Schcolnic
ao Beija-Flor Poeta e amigo

Sérgio Gonçalves dos Santos, nascido numa segundona, dia 10 de fevereiro de 1969 no hospital e casa de maternidade Pe. Antonio Vieira em Coroatá- Ma. Descendente de português, arabe, holandês e indiano brasileiro Sérgio teve sua infância e sua vida escolar
na sua cidade natal, onde fez o curso do magistério no mesmo período que absolvia o curso
de desenho artístico e publicitário. Morou por alguns anos em Guaratinguetá-SP, onde passou um período tendo aulas de pintura e artes plásticas ministradas por um padre alemão que passava seu tempo rezando e pintando. Em Guaratinguetá teve vários poemas publicados no jornal local. Retornando a Coroatá encontrou seu tio que o convidou para ir para Braília passar uma semana, onde ficou três anos trabalhando para uma empresa de móveis, fazendo os designs, no mesmo período era cartunista e caricaturista para um jornal de Brasília. Voltando para São Luis - Ma, ilha do amor e cidade francesa, onde recebeu o convite de ir morar na Alemanha, onde fez o curso de marcenaria e pouco depois concluiu o mestrado nesta mesma área na Academia de Escultores, Marceneiros e Designer na cidade de Garmisch-Patenkirchen no estado de Baviéra - Alemanha. Nosso Beija-Flor Poeta e Amigo começou muito cedo com a poesia, sempre adorou escrever para colocar seus sentimentos no papel e se ver livre de pensares, como ele mesmo gosta de falar, pois seu pai faleceu em um acidente de trabalho quando nosso Beija-Flor tinha apenas seus cinco anos de idade. Brincar com as palavra e um se sentir livre para formular e escrever pensares é algo divino que ele possui, pois tudo acaba em poesia, toda palavra, toda ação, um simples olhar, ele não deixa escapar um floco de neve na praia de copababana em pleno verão, chegando a participar de vários concursos de poesias entre eles o organizado pela Diocese de Coroatá, ocupando o primeiro lugar com a poesia: " Independência "e sendo a ser convidado a integrar coletâneas de poetas brasileiros, o que na época era difícil, pois se havia de fazer parte de um concurso, mas ele sempre esteve dentro. Porém, como por desgosto ou falta de uma musa mesmo, uma rosa, como ele sempre diz, parou de poetizar, achava sua poesias feias, desnutridas, desvairadas.
Recomeçou a escrever no ano de 2000 em Garmisch durante o mestrado, período que começou a estudar música e a tocar Saxofone alto. Essa influência veio do seu tio Pedro que mora em Brasília e tem uma família maravilhosa, seu tio estudou violão clássico, veio então essa existência consciente de Luciano Tapajós e muitos outros artistas dessa vida musical brasileira. A motivação demorou somente um ano, e nosso Poeta escrevera somente em alemão, o que não entendia... Por insistência de sua irmã Esther começou a participar
do Orkut e aos poucos retomou o vício de escrever, estimulado por sua irmã e por pessoas maravilhosas como a Rô Daros, o Afonso, o Gustavo Drummond, Marta Peres - poetisa, escritora e jornalista, por mim mesma, Deborah e muitas pessoas maravilhosas, na maioria mulheres.
Sérgio não fala muito de coração, quando relata o seu carinho pela musa inspiradora no momento, sempre usa
a palavra "seio " para substituir a palavra " coração ", porque ele é consciente de que a sensibilidade maior de uma mulher está nos seios, fonte de vida e alimentação da humanidade, quando esta ainda um bêbe, de olhos ainda fechados, não sabe como enfrentar a vida. Tambem é embaixo do seio que pulsa a vida, o coração feminino. A sua admiração pela pessoa da mulher em geral vem do fato dele ter a mulher como modelo e não como objeto. A mulher é o ponto mais central de suas poesias, de seus pensamentos, de seu respirar, de sua vida. Em Munique, onde vive há quase vinte anos, absolveu o curso de caricaturista e desenhista em quadrinhos, não exercendo essa função como tal, mas como escultor e artista plástico, participando e organizando exposições em muitas cidades na Alemanha. Em todo ele não conta mais quantas exposiçoes fez ou mesmo paricipou, tendo período que chegou a participar de três exposições por ano. Sérgio tem sua própria marcenaria, o que realmente lhe sustenta.
Suas exposições sempre tem fins sociais com apoio a projetos no Brasil ou mesmo na Alemanha. Suas esxposições sempre são feitas com um tema, por exemplo: " O Brasil é um país colorido ", " A Alemanha vista por um artista brasileiro ", " Quatro faces brasileiras ", " Lua cheia ".

O retorno poético de um beija-flor amigo

Quando sérgio entrou no Orkut, veio como um furacão, conquistando todos... ele está se revelando de novo,
não perdeu sua magia poética, seu sensualismo, sua forma de ser compreensivo e amigo. Essa nova descoberta de si mesmo resultou no seu primeiro livro com o título : " Pétala por pétala " que será publicado em Março de 2009 pela Giz Editorial. Com o apoio e a incentivação literária da escritora amiga Regina Drummond que também está envolvida no planejamento juntamente com a poetisa e amiga Ozeni Lima, quem faz as correções e a estrutura inicial dos livros antes de seguirem para Editora. A concordância imediata da Giz Editorial em fazer o lançamento do " Pétalas por pétalas " veio confirmar o seu valor poético. Essa confirmação vem acontecendo por parte de muitos poetas e muitas poetisas, jornalistas e amantes da poesia que estão ativos, não somente no Orkut, mas em toda rede cibernética. O comentário de Rô Daros traduz o pensamento em palavras pelo que imaginamos do nosso Beija-Flor poeta :
" Oi Sergio, vc é uma pessoa iluminada...pq só alguem com muita luz consegue ser arte em tempo integral.E vc é arte... "

Já estamos curiosos e ansiosos para ver e ler e digerir as poesias de Sérgio, o nosso Beija-Flor poeta.

Com carinho e amizade

Deborah



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e solicito que deixe seu comentário. para entrar em contato, use o @-mail
acima citado.
Será um prazer contar com suas visitas e comentários futuros.
Se gostastes das Poesias, eu lhe convido a fazer propaganda e passar o link a amigos. Volte sempre e muito obrigado.

Sergio,beija-flor-poeta